VISTA ALEGRE

Criada em 1824 por José Ferreira Pinto Bastos, em Ílhavo, na região de Aveiro, foi a primeira unidade industrial dedicada à produção de porcelana em Portugal. Sempre preocupado com o bem-estar dos funcionários, além do prédio onde funcionava a Fábrica, criou-se uma espécie de vila no entorno, pois os trabalhadores e artistas passaram a poder ali residir e usufruir da estrutura instaurada, com escolas, bares, teatro, Corpo de Bombeiros próprio, etc.

A porcelana Vista Alegre rapidamente fez sua fama e passou a ser indicada pelas publicações de usos e bons costumes do século XIX, tendo em vista a altíssima qualidade e beleza única dos seus produtos, fazendo parte do dia a dia das classes mais altas de Portugal.

Sinônimo de elegância e requinte, era citada nos romances da época para ilustrar cenas em que estas características estavam presentes. Eça de Queiroz, por exemplo, em seu livro “O Primo Bazilio” (1878):
“E tudo ao redor lhe parecia como mais recatado, a parede com o seu papel de ramagens verdes, o armário cheio de loiça luzidia da Vista Alegre (...) Prosperava com efeito! Não punha na cama senão lençóis de linho. (...) Tinha cortinas de cassa na janela, apanhadas com velhas fitas de seda azul; e sobre a cômoda dois vasos da Vista Alegre dourados!”

Entre 1947 e 1968, instituiu a tradição de produzir peças únicas e exclusivas, como o serviço para a Rainha da Inglaterra Isabel II, bem como difundiram-se as colaborações com artistas de renome. Durante este período, em 1964, inaugurou o Museu Vista Alegre, para reunir peças icônicas e preservar a história da marca. Nas instalações do Museu, podemos ver jogos de jantar, de chá, bem com também peças mais inusitadas e características da produção Vista Alegre, como esculturas de animais, paliteiros e garrafas para bebidas em forma de camponeses.

Recentemente, vem promovendo novas parcerias com artistas como Christian Lacroix e Oscar de la Renta, criando coleções exclusivas com designers autorais. Em 2020, inclusive, fechou uma colaboração com a empresa Boca do Lobo e iniciou a empreitada no ramo de mobiliário, criando o cabinet “Once Upon a Time”, vencedor do German Design Award Winner 2020 e com uma menção honrosa pelo Architecture Masterprize 2019.

A Vista Alegre se consolidou como uma das mais tradicionais fabricantes de porcelana do mundo, com processos artesanais de produção, nos quais cada detalhe é confeccionado à mão, com técnicas passadas de geração em geração. Suas porcelanas podem ser encontradas facilmente nas famílias reais, nas residências oficiais de Presidentes (como na Casa Branca nos EUA e na Presidência da República Portuguesa) e personalidades mundiais. Suas peças são consideradas obras de arte, com uma estética própria e exclusiva.

Para permitir que todos possam fazer parte e conhecer um pouco mais da história da Vista Alegre, além do Museu que reúne peças maravilhosas de deixar qualquer um de boca aberta, pode-se realizar visitas guiadas à Fábrica, acompanhando de perto o trabalho dos artistas e os processos produtivos.
Inclusive, para acentuar ainda mais estas experiências, instalou-se junto ao complexo Vista Alegre, o Hotel Montobelo. Construiu-se um moderno prédio, com instalações minimalistas e tons neutros. Mas esta construção foi integrada à antigo Palácio onde o fundador residia, que foi restaurado e os hóspedes também podem optar por se hospedar nesta parte, estando bem mais imersos na história da Vista Alegre.

5 produtos encontrados

+ Filtrar
Cor
Categoria
Ordenar
Preço
Limpar filtros
CADASTRE-SE NA NEWSLETTER